sábado, 23 de fevereiro de 2008

Ler faz bem pro corpo e pra alma!

" Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas penduram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita pra dizer."

Palavras de Graciliano Ramos, em uma obra que eu adoro... Vidas Secas.







Amor, amo você! [3 dias ;x]

5 comentários:

Gisele Sanches disse...

Vidas Secas é naoseioqlá em forma de circulos, né?
Lembro que aprendi isso no cursinho.
:*

Jaya Magalhães disse...

Moça, se você sumir assim outra vez, vou aí só pra te bater! Nossa, fiquei preocupada de verdade.

E aí você volta. \õ/ E coloca pra gente esse trecho maaaais lindo. Já até salvei, porque não li esse livro pro vestibular. Rs.

Um beijo enoooooooooorme!

Obrigada por dar notícias, viu?

Msn: jaya_viana@hotmail.com

Cheiro.
:*

Lívia Lisandro disse...

eu tenho medo de Graciliano Ramos ;s
aehauehuahuehauea

2 tauagens?? que liindo!
de que??

pode add: livia_lisandro@hotmail.com

beeeijos

Teresa disse...

Ai, Graciliano Ramos...

Um clássico indispensável da nossa literatura.

=*

La Maya disse...

Olá moça! Enfim tive tempo e internet funcionando outra vez pra passar por aqui e ler seus posts!

Olha só, sabe que já li Vidas Secas quando mais nova mas não fui capaz de lembrar dessas sábias palavras de Graciliano Ramos?? Concordo inteiramente quando ele escreve que as palavras foram feitas pra dizer, não pra enfeitar, e adorei a comparação com as roupas sendo cuidadosamente lavadas... É: eis outra obra que eu deveria reler com certa urgência (detesto não me lembrar de passagens interessantes de todos os livros que já li)!

E então, que sumiço foi esse? Viajou? Como foi??? Bom ver você de volta, mesmo atolada nos estudos...!

Beijos!